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Maio Amarelo: veja as ações do Governo de São Paulo para promover segurança no trânsito


O Governo de São Paulo aumentou em quase 50% as operações do Detran-SP voltadas à segurança no trânsito entre 2022 e 2024. Nesse período, as infrações por consumo de álcool ao dirigir quase triplicaram. Essa é uma das diversas ações adotadas pelo governo estadual para reduzir o número de acidentes nas ruas do estado. Neste Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre segurança viária, conheça essa e outras ações do Governo de São Paulo para um trânsito mais seguro.

Aumento da fiscalização - As operações de trânsito passaram de 382 em 2022 para 566 em 2024, um aumento de 48,1%. A fiscalização de veículos saltou de 142 mil para 402 mil: três vezes mais.

As operações contam com a participação do Detran-SP e das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica. Ela é uma das formas, por exemplo, de aplicar e fiscalizar a Lei Seca, que proíbe o consumo de álcool ao dirigir. Entre 2022 e 2024, o número de infrações de trânsito por consumo de álcool aumentou 83,8%: foi de 6,9 mil para 12,7 mil.

Dados dos primeiros meses de 2025 indicam que a tendência de aumento nas fiscalizações de segurança no trânsito permanece. Se nos primeiros quatro meses de 2022 foram 113 operações, no mesmo período deste ano foram 242, um aumento de mais de 114%. Entre janeiro e abril de 2025, foram 8.454 infrações por consumo de álcool ao dirigir, em média, 70 por dia.

Campanhas de conscientização - Além das operações de fiscalização, o Detran-SP também atua com campanhas educativas sobre segurança no trânsito. O primeiro trimestre de 2025 foi marcado por três grandes campanhas: a “Sinal de respeito”, sobre o respeito à faixa de pedestre; “Faz seu corre sem correr”, voltada a motociclistas e a “Brilhe nas festas, não nas estatísticas”, realizada durante o Carnaval de 2025.

A campanha “Sinal de respeito” atingiu 113 municípios do estado e impactou 50,8 mil pessoas. Agentes do Detran-SP percorreram ruas de São Paulo alertando motoristas sobre a importância de respeitar a faixa de pedestre. Em 2024, foram 1.214 iniciativas nas vias de 237 municípios, impactando cerca de 400 mil pessoas – três vezes mais que no ano anterior.

Já a “Faz seu corre sem correr” alerta motociclistas, principalmente aqueles que usam a moto para realizar entregas, para respeitar os limites de velocidade. A campanha impactou 20,8 mil pessoas em 108 municípios. Vale lembrar que motociclistas são as principais vítimas da insegurança no trânsito. De acordo com dados do Infosiga, sistema do Detran-SP de monitoramento do trânsito, motociclistas são os que mais morreram no trânsito em 2025. Foram 625 óbitos no primeiro trimestre do ano.

Por fim, a ação no Carnaval de 2025 chegou a 49 cidades e chegou a 51,6 mil pessoas. O período de Carnaval deste ano teve um trânsito mais seguro: os meses de fevereiro e março passaram de 22,1 mil acidentes de trânsito registrados em 2024 para 18,7 mil neste ano.

Segurança viária nas novas concessões - Com os novos projetos de concessão do Programa de Parcerias de Investimentos, o Governo de São Paulo também busca ampliar a segurança nas rodovias estaduais. As intervenções fazem parte das obrigações estabelecidas no contrato de concessão. Confira as principais intervenções estabelecidas pelas novas concessões de rodovias:

Rota Sorocabana - Na concessão da Rota Sorocabana, as intervenções estão distribuídas entre trechos das rodovias SP-250 e SP-079. O projeto prevê a correção de curvas com alto risco de sinistros e a duplicação, como no trecho entre os municípios de Piedade e São Miguel Arcanjo e Bunjiro Nakao e SP-029 ( Estrada de Itapevi–Cotia). A proposta busca reduzir colisões frontais, garantir mais fluidez no tráfego e atender a uma demanda histórica de moradores e gestores locais.

Entre as obras estruturais previstas estão a implantação de um elevado em Vargem Grande Paulista, a construção de marginais em Araçoiaba da Serra e a ampliação da capacidade viária com faixas adicionais. A concessão também inclui a construção de uma nova ponte em Juquiá e outras adequações em pontos que apresentam riscos de alagamento, deslizamentos e instabilidade do solo, além de iluminação, sinalização e implantação de serviços de atendimento ao usuário.

Nova Raposo - Entre os destaques, está a duplicação de trechos da SP-029, atualmente com pista simples e alto índice de acidentes. Estima-se que somente nesses segmentos são registrados cerca de dois por dia. A proposta inclui ainda a implantação de vias marginais contínuas entre os municípios de São Paulo e Cotia, promovendo a separação entre o tráfego local e o de longa distância e contribuindo para a redução de pontos de conflito.

Há também a construção de um túnel na Avenida Benjamin Mansur, que eliminará cruzamentos semaforizados, além de novas alças nas regiões da Granja Viana e da Escola Politécnica. A Nova Raposo também prevê uma faixa adicional no km 15,27, medida voltada a dar mais fluidez e segurança em um dos trechos mais carregados do sistema. As obras foram planejadas com base em estudos de tráfego e nas características de deslocamento pendular que marcam a região, especialmente entre Cotia, Osasco e a capital paulista.

A proposta inclui ainda a implantação de vias marginais contínuas entre os municípios de São Paulo e Cotia, promovendo a separação entre o tráfego local e o de longa distância e contribuindo para a redução de pontos de conflito.

Lote Litoral Paulista - Outro projeto de concessão é o Lote Litoral Paulista. As intervenções incluem conservação e modernização da malha rodoviária. O projeto também prevê adequações geométricas e correções estruturais nas vias. Além disso, os motoristas de caminhões e carretas que trafegam no litoral paulista pela rodovia SP-098 (Mogi-Bertioga) contarão com uma série de medidas de segurança viária com o projeto Lote Litoral.

As obras incluem a implantação de acostamentos e rampas de escape na descida da serra. No total, três dispositivos serão instalados nos quilômetros 78,1, 84,4 e 88,5 da Mogi-Bertioga. As rampas de escape são prolongamentos da estrada compostos por areia, cascalho e pedregulhos que ajudam a reduzir a velocidade de veículos pesados em descidas acentuadas nos casos de falha mecânica e/ou dificuldade de frenagem, permitindo uma parada controlada sem riscos de colisão na descida da serra.

Vale lembrar que no programa de concessões de rodovias paulistas como um todo vigora o Programa de Redução de Acidentes (PRA). Com ele, as concessionárias se comprometem com investimentos obrigatórios, como passarelas e acostamentos. Entre 2000 e 2024, o programa conseguiu reduzir os acidentes em 47% e as mortes em 54% na malha concedida.

Radares em rodovias - Nos últimos anos, mais da metade dos óbitos no trânsito aconteceu em vias municipais, segundo o Infosiga. Ainda assim, o Governo de São Paulo faz sua parte para reforçar a segurança nas estradas estaduais intensificando a fiscalização. A partir deste mês de maio, começam a funcionar 649 novos radares fixos em estradas administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP). Os radares vão fiscalizar a velocidade e contar os eixos dos veículos para fins estatísticos.

Os equipamentos estarão em pontos estratégicos, para contribuir com a segurança nas estradas ao longo dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias não-concedidas. Além do índice de acidentes, os pontos foram escolhidos levando em conta também fatores como tipo de acidente registrado, alta velocidade praticada, condições geométricas da via, possíveis pontos críticos e proximidade de passagem de fauna.

Dados sobre segurança no trânsito - O Governo de São Paulo também investe na coleta e análise de dados sobre segurança viária. Para isso, o Detran-SP mantém o Infosiga, uma base de dados detalhada sobre o cenário da segurança no trânsito do estado de São Paulo. Lá, é possível explorar os dados mais atualizados sobre óbitos e acidentes de trânsito, além de fazer comparações e localizar as regiões de maior risco.

Além de servir para o planejamento de políticas públicas, o Infosiga também é base para pesquisas sobre segurança no trânsito. O Governo de São Paulo desenvolveu a última versão do Infosiga em 14 meses e investiu R$ 9 milhões.

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