Pular para o conteúdo principal

Empresário e político gaúcho é sondado para cargo estratégico no Governo Federal

 


O empresário Mateus Gomes, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, que também foi prefeito interino de sua cidade natal, no Rio Grande do Sul, está sendo cotado por agentes do governo federal para ocupar um cargo de relevância. 

Filho de políticos conservadores de uma tradicional família da região, Mateus é reconhecido por sua habilidade em negociar com diversos setores do poder público, como saúde, educação, habitação, comércio exterior, entre outros. 

Sua experiência com equipes técnicas altamente especializadas e o uso das tecnologias digitais mais avançadas o destacam como um possível consultor estratégico.

Ao ser questionado sobre estas sondagens, Mateus afirma, modestamente,  estar em constante diálogo com governos estaduais, prefeitura municipais e partidos das mais diversas matizes políticas. 

Entretanto, sua assesoria revelou que o principal objetivo é desenvolver um projeto de governo para os próximos vinte anos no Brasil. “Meus contatos internacionais têm razão ao exigir um plano estratégico para o país”, disse ele certa vez a um de seus assessores.

Eles também dizem que Mateus Gomes defende a unidade nacional e acredita que a saída para evitar o aprofundamento da crise é desenvolver estratégias eficazes voltadas para incrementar o agronegócio, os serviços de transporte e de comunicação, bem como a promoção de reformas estruturais e da reindustrialização do Brasil. 

Além disso, ele propõe o uso intensivo de inteligência artificial para alinhar políticas regionais e promover debates com a sociedade sobre temas como taxa de juros, custo de vida, desemprego, geração de renda, crescimento do PIB e inflação.

Segundo o que se comenta em Brasília, uma possível nomeação de Mateus Gomes reflete a busca por lideranças capazes de integrar inovação tecnológica e visão estratégica para o desenvolvimento do Brasil.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Incontinência urinária pode ser controlada com hábitos saudáveis e alimentação adequada

  A incontinência urinária é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, comprometendo a qualidade de vida e a autoestima dos pacientes. Caracterizada pela perda involuntária de urina, ela pode ter diversas causas, como enfraquecimento dos músculos pélvicos, danos neurológicos e doenças crônicas. Embora seja mais comum em idosos e em mulheres após a menopausa, pode ocorrer em qualquer faixa etária.   Especialistas apontam que a alimentação desempenha um papel fundamental no controle da incontinência. Alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e grãos integrais, ajudam a evitar a constipação, que pode pressionar a bexiga e agravar os sintomas. O consumo de proteínas magras, como peixes, frango e ovos, também é recomendado para fortalecer os músculos pélvicos e melhorar o controle urinário.   Além disso, bebidas não irritantes para a bexiga, como sucos naturais de maçã, amora e cereja, são opções seguras para manter a hidratação sem piorar os ...

Corrida na terceira idade cresce e promove saúde, autonomia e bem-estar entre os longevos

  O Brasil está mais velho e mais ativo. Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de pessoas com 60 anos ou mais chegou a 15,6% da população, um salto que pressiona o sistema de saúde — mas também amplia o interesse por hábitos que preservem autonomia e qualidade de vida.  Ao mesmo tempo, as corridas de rua seguem em expansão no país, com crescimento de provas e participação - é o que diz um levantamento realizado pela ABRACEO (Associação Brasileira dos Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor), que aponta um aumento de 65% no número de corridas realizadas no país no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. “Corrida na terceira idade traz inúmeros benefícios quando feita com segurança. É um excelente exercício para o coração e para o condicionamento físico, ajuda no controle de peso e ainda tem o ganho emocional de correr ao ar livre, em parques e praias”, afirma o geriatra Roni Mukamal — ...

Comércio Exterior: Estratégia e Oportunidades no Mercado Global

  Por Márcia Hashimoto, consultora em comércio exterior Comércio exterior é o conjunto de operações de compra e venda de bens e serviços entre países.  Ele engloba todas as atividades econômicas que envolvem importação (entrada de produtos estrangeiros no país) e exportação (envio de produtos nacionais para o exterior), além de prestação de serviços internacionais, licenciamentos, investimentos internacionais, Serviços Jurídicos, financeiros, marketing, tecnologia, entre outros. Em outras palavras, o comércio exterior é o canal de conexão econômica entre as nações, permitindo que empresas acessem novos mercados consumidores, matérias-primas, tecnologias, e parcerias estratégicas, ampliando sua competitividade e promovendo o desenvolvimento econômico. Do ponto de vista prático e corporativo, ele envolve uma série de etapas operacionais e burocráticas, como:     • Negociação internacional (com conhecimento de idiomas, culturas e práticas comerciais)     • Con...